top of page

ABANDONE A IDEOLOGIA | Cap. 6 | Além da Ordem de Jordan Peterson

Atualizado: 25 de jul. de 2023




Por que essas ideologias possuem tanto sucesso dentro da sociedade? Por conta do ressentimento, ou o ressentimento hostil, que talvez possamos chamar de inveja. Que é quando alguém olha para o seu fracasso individual, em comparação a outras pessoas que alcançaram sucesso e status elevado dentro do sistema, e atribui ao próprio sistema o seu fracasso. O sistema é arbitrariamente taxado como injusto. Os bem-sucedidos são considerados exploradores e corruptos, pois podem ser julgados, de maneira lógica, como beneficiários indignos de um sistema injusto.


Peterson argumenta que seguir esse caminho do ressentimento é arriscar uma amargura tremenda. Em parte porque você identifica um inimigo externo, e não interno. Você tira a responsabilidade do seu colo e a coloca na conta do sistema. Tal divisão do mundo em um diabo externo e um santo interno justifica o ódio proveniente do senso de superioridade moral. Esta é uma armadilha terrível: uma vez identificada a fonte do mal, torna-se dever dos justos erradicá-la. É um convite à paranoia e à perseguição. Um mundo onde só você e as pessoas com pensamento semelhante ao seu são bons é também um lugar onde você está cercado por inimigos empenhados em sua destruição, que precisam ser combatidos.


Moralmente é muito mais seguro olhar para si mesmo em busca dos pecados do mundo. Responsabilidade. É muito mais apropriado psicologicamente presumir que você é o inimigo - que são suas fraquezas e insuficiências que estão prejudicando o mundo.


Devemos deixar a ideologia em paz, e começar a abordar e considerar os problemas menores, que são definidos de maneira mais precisa. Devemos conceitua-los na escala em que podemos começar a resolvê-los, não culpando os outros, mas tentando lidar com eles a partir de um ponto de vista pessoal e, ao mesmo tempo, assumindo a responsabilidade pelo resultado.


E qual a sugestão? Tenha um pouco de humildade. Limpe seu quarto. Cuide de sua família. Siga sua consciência. Endireite sua vida. Encontre algo produtivo e interessante para fazer e comprometa-se. Quando você puder fazer tudo isso, procure um problema maior e tente resolvê-lo se tiver coragem. Se isso também funcionar, passe para projetos ainda mais ambiciosos. E, como início imperioso desse processo.. abandone a ideologia.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page