top of page

Os 9 melhores livros de autoajuda de todos os tempos que eu nunca li.



Apesar de ter dito que não ia mais falar sobre livros de autoajuda aqui no canal, vou abrir uma excessão.


Li esse artigo no site Medium, do autor Ayodeji Awosika, e achei bem interessante, pois é diferente da forma que eu normalmente penso. Suas recomendações de livros são realmente interessantes, mas o outro está nas explicações do porquê de cada livro. Elas diferem muito das minhas.


Por que esse artigo me intrigou? Porque eu não penso como esse autor pensa. Acho que estou entrando numa vibe muito mais tranquila, mais amorosa, eu acho, mas esse é um cara que quer obter sucesso, e me parece, que a qualquer custo.


Então porque trazer esse autor aqui? Por que eu mesmo não faria esse lista, nem falaria dos livros dessa maneira, mas, quem sabe, aqui no canal temos pessoas que possam se identificar com eles?


Já relatei aqui no canal que os livros de autoajuda realmente mudaram a minha vida. Foi uma construção de leituras meio que focada… meio que não. Às vezes acertava na mosca no livro, outras, apesar do livro ser meio fora do tópico, ele acaba levando a outro livro ou caminho.


A grande lição dos livros de autoajuda, autoestudo e automelhora é que você tem que ler alguns e ir meio que navegando entre eles até achar as ferramentas necessárias para te levar além. O problema é que, se você não ficar atento, os livros de autoajuda acabam te levando a um círculo sem fim, isso significa que que você lê o livro e não aplica de fato os conhecimentos na sua vida e vicia em ler e acaba lendo outro e outro livro. Os livros de autoajuda tem esse nome porque, na grande maioria dos casos, eles trazem uma parte prática que realmente deve ajudá-lo, DESDE QUE você aplique a prática que o livro propõe.


Agora vou enumerar os livros e as considerações que falar de cada um não são minhas, mas do Ayodeji.




1. Relentless: From Good to Great to Unstoppable by Tim Grover


Não li, não tem em português, mas fiquei com vontade de ler.


Tim Grover treinou atletas de classe mundial como Michael Jordan, Kobe Bryant e Dwayne Wade. Ele teve experiência em primeira mão com algumas das pessoas mais competitivas e motivadas do planeta. De forma implacável, ele fala sobre a atitude necessária para se tornar um “Cleaner”.


Para Tim, existem três tipos de pessoas:

Coolers - estes são os seguidores. Soldados de infantaria, se quiser.

Closers - Essas pessoas irão se apresentar, mas apenas se estiverem na posição certa

Cleaners - São, nas palavras do autor, os DGAF. Don’t Give a Fuck. São os que atacam implacavelmente qualquer cenário, independentemente do oponente


O principal componente para se tornar um Cleaner? Não ignore seu lado sombra, aproveite-o. Pessoas com determinação e tenacidade reais - de atletas de alto nível a invasores corporativos - todas têm um pouco de implacabilidade sombria que as empurra para a frente.




2. 10X: A Regra que faz a diferença entre o Sucesso x Fracasso de Grant Cardone


O que é a regra 10x? Em poucas palavras: para conseguir o que deseja, você tem que trabalhar 10 vezes mais do que você acha que deveria, por 10 vezes mais tempo, para obter de 10 a até 100 vezes o resultado.


Ele contrasta essa mentalidade de esforço abundante e prosperidade com a pessoa que:

Não tem dinheiro suficiente mesmo quando economiza;

Não usa nem de perto a quantidade de esforço que é capaz de fazer e

Encontra-se preso a uma vida que não quer, porque vive muito abaixo de seu potencial.


A regra 10x não é apenas uma ideia elevada, é uma proteção contra as armadilhas de ser mediano. Estar na média é bom, desde que as coisas estejam tranquilas, mas em tempos ruins, tempos de crise, é a média que se ferra mais.


De acordo com Grant, ficar rico e ter sucesso não é idealista, é um dever ético pragmático.




3. Pai rico, pai pobre de Robert Kiyosaki


Pai rico, pai pobre é sobre dinheiro. Mais importante, como pensar sobre dinheiro. Seu “pobre pai” era seu pai verdadeiro - um professor assalariado, o típico americano médio. Seu “pai rico” era o pai de seu melhor amigo, dono de empresas.


As lições de seu pai rico são abundantes, mas aqui estão algumas:


Ganhar ativos - Ativos são coisas que colocam dinheiro em seu bolso repetidamente ao longo do tempo, sem que você precise fazer muito após a criação inicial, por exemplo, livros, investimentos, aluguel de propriedade geradora de renda, etc.


Reduzir passivos - Robert conta tudo que tira dinheiro do seu bolso e não gera fluxo de caixa um passivo. Ele inclui a propriedade da casa (sem aluguel) como um passivo.


Fluxo de caixa - Você não pode ficar rico sem vários ativos geradores de renda que produzem fluxo de caixa. Impossível.


Compare isso com o cidadão normal. Profundamente endividado, seus principais veículos de investimento (casa e aposentadoria) são extremamente ilíquidos e uma fonte de renda limitada pelo tempo.


Se você quer ficar rico, este livro lhe dirá exatamente como fazer isso. A primeira vez que que a pessoa lê este livro ela se sente como se a sociedade tivesse mentido para ela por toda a minha vida. E estava mesmo.




4. Pequenas delicadezas: Conselhos sobre o amor e a vida de Cheryl Strayed


Considero este um livro de autoajuda porque o autor faz o que a verdadeira ajuda deve fazer - ir direto ao cerne do problema para criar espaço para mudanças.

Cheryl Strayed, autora do best-seller Wild e de muitos outros sucessos, certa vez tinha uma coluna de conselhos com o pseudônimo de Dear Dugar. Tiny Beautiful Things é uma coleção de algumas das melhores perguntas e respostas da coluna.

Você verá, lendo algumas dessas histórias, que as pessoas que parecem bem na superfície estão realmente lutando com alguns demônios das trevas. Todos nós os temos.





5. A única coisa: o foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida de Gary Keller


Momentum é o nome do jogo. Você precisa de ímpeto para se tornar bem-sucedido porque o sucesso gera mais sucesso. Para obter esse impulso, você precisa alinhar seus objetivos na ordem certa e se concentrar em uma coisa de cada vez.

Isso cria um "efeito dominó". Você começa com metas menores para ganhar impulso, então, você é capaz de completar metas maiores com mais facilidade. Você já ouviu isso antes, mas o livro apresenta esse conceito de uma forma que você realmente pode aplicá-lo.


Além da ideia central de focar em uma coisa de cada vez, também há algumas dicas excelentes do livro:


O equilíbrio é um mito - você precisa levar um estilo de vida desequilibrado para ter sucesso. Vá com tudo em uma única coisa, o tempo todo, até que esteja feito.


Aprenda a dizer não. Reserve tempo para seu trabalho.


Você não conhece seu limite - Você não tem absolutamente nenhuma ideia do que é capaz e as estimativas que você faz estão bem abaixo do que é possível.


Grande é melhor - Os caranguejos no balde sempre nos dizem para encolher e permanecer pequenos. Dane-se, quanto maiores forem seus sonhos, melhor, contanto que você trabalhe em uma coisa de cada vez para chegar lá.


Todo o ethos do livro é esta questão:

“Qual é a única coisa que você pode fazer para que, ao fazê-lo, todo o resto seja mais fácil ou desnecessário?”

Se você realmente conseguir responder a essa pergunta, o mundo se abrirá para você de uma maneira que você não pode imaginar.




6. Como fazer amigos e influenciar pessoas de Dale Carnegie


Também nunca li, mas minha mulher já leu e adorou! Uma das regras que ela sempre fala é: Como fazer uma pessoa gostar de conversar com você? Basta c conversar sobre o assunto que ela mais gosta. Ela mesma.”


É realmente surpreendente como algumas pessoas são socialmente inconscientes. Como fazer amigos e influenciar pessoas basicamente ensina as regras que você aprende no jardim de infância, mas essas regras precisam de reforço porque os adultos ainda têm muita dificuldade em segui-las.

Não é tão difícil fazer com que as pessoas gostem de você ou façam o que você quiser.

Aqui estão algumas das regras clássicas do livro:

Sorriso - Conceito simples, mas quantas pessoas você vê - homens e mulheres - andando por aí com cara fechada o dia todo?

Não seja um sabe tudo - se alguém disser algo que não seja preciso, deixe passar. Corrigi-los só faz você parecer arrogante.

Não discuta com as pessoas - nunca. Você não ganha nada com isso e apenas fomenta sentimentos negativos.

Existem muito mais regras, anedotas e histórias, mas este livro básico cobre 99,9 por cento de tudo que você precisa saber se quiser ser popular, ou simplesmente não quer ser um idiota pomposo sem amigos.




7. Meditações by Marcus Aurelius


Esse eu já li! Recomendo fortemente. Adoro a filosofia estoica.


Basta ler estas citações do livro e você vai querer comprá-lo:

“Quanto tempo economiza quem não olha para ver o que o vizinho diz, faz ou pensa”.

“Quando outra pessoa te culpa ou te odeia, ou as pessoas expressam críticas semelhantes, vá para suas almas, penetre dentro e veja que tipo de pessoa eles são. Você vai perceber que não há necessidade de ficar ansioso por eles terem qualquer opinião particular sobre você. ”

“Se você está sofrendo com as coisas externas, não são elas que o perturbam, mas o seu próprio julgamento delas. E está em seu poder acabar com esse julgamento agora. ”

“Quão mais graves são as consequências da raiva do que as suas causas.”




8. O obstáculo é o caminho: A arte de transformar provações em triunfo de Ryan Holiday


Você pode dar o crédito a Ryan Holiday por levar o estoicismo para a corrente dominante.

Ryan vem da escola de escrita Robert Greene. Insanamente voraz, ele usa anedotas cuidadosamente escolhidas para dar vida aos conceitos. Todo o livro é baseado em conceitos que você já conhece, e é exatamente por isso que é um ótimo livro.

Todo o autoaperfeiçoamento é derivado dos clássicos, da filosofia, da sabedoria atemporal, seja qual for o apelido que você queira dar.

Conceitos básicos como esses são fáceis de entender, mas extremamente difíceis de praticar. Por que você acha que existem tantos livros de autoajuda? Por que você acha que é difícil mudar sua vida mesmo depois de ler os melhores livros de autoajuda indefinidamente? Porque a vida é difícil! Precisamos de lembretes.




9. As 48 Leis do Poder de Robert Greene


Eu deveria ter adicionado isso no topo porque este é o melhor livro de autoajuda que você já leu. Na verdade, chamá-lo de livro de autoajuda é um pouco insultuoso. As 48 Leis do Poder é um guia para entender como o mundo realmente funciona.

O livro foi chamado de maquiavélico, amoral, cruel, implacável, o que você quiser. Mas, em sua essência, as leis parecem verdadeiras. Aceitar as pessoas como elas realmente são é uma superpotência.

As pessoas jogam jogos de poder, se engajam na política, usam manobras tímidas para conseguir o que querem, enganam, o tempo todo fingindo que não estão fazendo nada disso. Freqüentemente, isso acontece em um nível subconsciente.


Aqui estão algumas das minhas regras favoritas:

Nunca ofusque o mestre - Faça seus mestres parecerem mais brilhantes do que são e você alcançará as alturas do poder


Sempre diga menos do que o necessário - O poder é, em muitos aspectos, um jogo de aparências, e quando você diz menos do que o necessário, inevitavelmente parece maior e mais poderoso do que é.


Infecção: Evite os infelizes ou azarados - Quando você suspeitar que está na presença de um infectante, não discuta, não tente ajudar, não passe a pessoa para seus amigos, ou você ficará contaminado. Fuja da presença do infectante ou sofra as consequências.


Seja real à sua maneira. Aja como um rei para ser tratado como tal - “A maneira como você se comporta geralmente determina como você é tratado: a longo prazo, parecer vulgar ou comum fará com que as pessoas o desrespeitem. Pois um rei respeita a si mesmo e inspira o mesmo sentimento nos outros. Ao agir regiamente e confiante em seus poderes, você parece estar destinado a usar uma coroa. ”

359 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page