top of page

RETÓRICA CLÁSSICA PARA O ESTUDANTE MODERNO de Edward P. J. Corbett



Para mim, este é o melhor guia de retórica clássica que há atualmente no mercado. Retórica Clássica para o estudante moderno de Corbett & Robert.


Esta é a primeira edição brasileira, feita em maio de 2022, mas originalmente a primeira edição americana é em 1999. Demoraram apenas 23 anos para esse conhecimento chegar aqui. Ou seja… o que são 23 anos, né?


Edward Corbett foi um retórico e professor de inglês americano da Universidade de Chicago. O seu principal livro, este aqui, são os ensinamentos sobre retórica clássica que ele dava em sala de aula. Ele é considerado um dos grandes nomes que reviveu a retórica nos Estados Unidos.


Isso explica muito do livro, porque este livro é direcionado, não totalmente, é claro, para professores e escritores. Inclusive tem uma parte bem interessante aqui mais ao final que ele vai mostrar o uso de figuras de linguagem no discurso de persuasão.


Mas estamos aqui falando de retórica, retórica… o que é retórica? Retórica é a arte de ter ideias e dispor seus pensamentos em um discurso de persuasão. A Retórica te ajuda desde o momento em que você precisa ter ideias para falar a respeito de algo, até como organizar essas ideias. É não só isso, ela ainda te mostra algumas maneiras de você convencer alguém, seja pela paixão / emoção, seja pela razão ou pela sua própria figura ou ética.


A retórica pode parecer complicada a princípio, mas na verdade todos nós a usamos todos os dias. Abre aspas


A retórica é uma atividade inevitável na vida. Estamos sempre envolvidos nela, seja no modo ativo ou passivo. Todo mundo que vive em comunidade com outras pessoas, querendo ou não é um retórico.


A publicidade pode ser o exemplo mais onipresente de uma atividade que pratica o que Aristóteles pregava, mas muitas outras áreas da vida moderna também dependem da retórica. Diplomatas, Corretores, vendedores, pregadores, assessores de imprensa, senadores, deputados, conselheiros, líderes, executivos, lobistas, todos nós exercemos, até mesmo na vida pessoal, ativamente habilidades retóricas como nunca.


Se a “retórica” é uma atividade tão difundida na sociedade contemporânea, convém estarmos cientes das estratégias e princípios básicos dessa arte milenar.


O livro é dividido em 6 capítulos:


O Capítulo 1 é uma introdução geral à retórica clássica. É genial, mas muito difícil. Aqui 98% dos leitores vão abandonar. Os autores dão um panorama geral do que é a retórica, em todas sua extensão, mas quem nunca teve contato com o tema, vai achar muito difícil. Principalmente pela quantidade de termos que são usados aqui. Então, quem não tem muito familiaridade com o assunto vai… boiar.


O capítulo 2 - A descoberta dos argumentos - Fica um pouco mais tranquilo, porque aqui você consegue seguir a linha de raciocínio, a leitura engaja mais, você entende o que está sendo dito e o livro começa a ficar bom. Muito difícil a parte do silogismo, mas logo logo a gente fala sobre isso


O capítulo 3 - A disposição do conteúdo é o cerne, o miolo, da retórica. Aqui ele nos apresenta as partes de um discurso e analisa algumas leituras. Engraçado, se você tirar as leituras que ele analisa, este é o menor dos capítulos. Apenas 40 páginas.


O Capítulo 4 é denominado ESTILO, bem complexo… aqui é mais sugestões e formas para você melhorar e aprimorar o seu estilo de escrita. Lógico, se você escreve melhor, você organiza melhor seus pensamento e fala melhor, mas ESTILO aqui não é referente à oratória. Ele não vai dar dicas de como falar, por exemplo.


O capítulo 5 tem um nome que eu nunca tinha ouvido falar, mas adorei. Simplesmente amei este nome - Os progymnasmata! Parece um pouco com ginástica, né? E é exatamente isto, uma ginástica para você treinar a sua escrita persuasiva nos mais diversos formatos.


O capítulo 6, chamado de pesquisa sobre retórica, é a história da retórica ao longo dos anos. Começando com a retórica clássica, passando pela idade média, os séculos, 16, 17, 18, 19 e 20. Bem interessante e foi bem legal ele colocar ao final do livro, porque nem todo mundo tem interesse na história da retórica.


Tudo isso aqui, temos um composto de 750 páginas. Mas calma, já explico que você não vai precisar ler tudo isso, porque tem muita coisa para consulta.


Bom pessoal, fica aqui a indicação deste livro que eu considero o guia definitivo da retórica clássica.





318 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page