top of page

Você trabalha como vaca, leão ou rinoceronte?


Queridos bibliófilos e queridas bibliófilas! Bem-vindos ao seu canal de leitura e escrita LER É VERBO! Antes de mais nada peço que inscreva-se no canal, pois assim não perde nenhuma atualização. Você é vaca? Eu tenho certeza que você é… mas também tenho certeza que você é leão e rinoceronte. Hoje vamos falar três formas de encarar e realizar seus projetos profissionais e pessoais! Vamos lá! Existem três formas para você encarar qualquer projeto. A maneira que você inicia um trabalho é muito importante para você conseguir conclui-lo. Hoje vou te mostrar quais são essas três formas. Mas só existem elas? Claro que não, existem inúmeras, mas essas foram as mais legais que achei até agora. Duas delas tirei do livro Rhinoceros Success e um do Naval Ravikant, o mesmo autor que inspirou o vídeo COMO SER RICO SEM DEPENDER DA SORTE, aqui no canal!

Ser vaca, leão ou rinoceronte, não é só para o trabalho, mas também para projetos pessoais! Você vai ver que a vaca e o rinoceronte são quase opostos e ser leão é o meio termo entre eles.

O que é trabalhar como vaca? Vaca é aquele animal que todos os dias faz a mesma coisa… pasta. Fica lá mastigando… mastigando… e no fim do dia… rumina o que pastou. Geralmente creditamos esse trabalho a algo chato e repetitivo. Repetitivo, certamente, mas não precisa ser chato. Já ouviu falar de mini-hábitos. São curtas ações que você faz todos os dias. É aquele 1 centavo que você coloca no pote da sua vida e, ao final do ano, percebe que rendeu bastante coisa. Existem certas habilidade ou projetos que são necessários você encará-los como uma vaca. Por exemplo. Você quer aprender um língua? É menos proveitoso você ler todo o livro de gramática em um só dia ou assistir a todos os vídeos do curso em uma semana, por quê? Porque nosso cérebro guarda e reforça informações quando são aprendidas no longo prazo. Então, aprender uma língua ou desenvolver uma habilidade, como tocar violão, falar em público, fazer vídeos, meditar, escrever, aprender gramática, fazer exercício físico… tudo isso você deve fazer como a vaca, todos os dias. E a vaca é um animal lindo demais! Na índia a vaca é superior ao ser humano. Um animal sagrado que representa o vínculo com a terra e a abundância.

O oposto da vaca é o rinoceronte. O que é encarar um projeto como rinoceronte? É quando você precisa colocar muita força para que algo aconteça. O rinoceronte é aquele tanque de guerra. Grandão, lento… mas quando se põe a atacar, saia da frente. Usamos o modo rinoceronte, geralmente, em trabalhos ou projetos com um prazo apertado para sua realização. Quem nunca? Quem nunca virou a madrugada estudando para um prova que atire o primeiro livro. Outro exemplo é perceber que não vai terminar no horário previsto. O que fazer? Hora de morfar. Modo rinoceronte. Tomar um energético e cair pra dentro. Você vai gastar muita força, vai se desgastar, mas vai terminar o que tiver que ser feito. Contudo, essa forma de trabalho não pode ser usada constantemente. Você não pode deixar para estudar de última hora, como também não pode acumular trabalho e passar a madrugada fazendo, simplesmente porque isso acaba com você. Você queima combustível orgânico. Queima vida, neurônios, estômago. Afinal… tudo tem um custo.

E o leão? Está no meio de tudo isso. O que representa o leão? Já viu o leão caçando? Ele planeja, estuda, se prepara e ataca no momento certo. E depois do ataque, come e descansa por mais um tempo. Essa é a forma ideal de atacar aqueles projetos que você deseja transformar em realidade. Por exemplo, um vídeo pro YouTube. Aqui no canal eu faço, ou tento fazer, sempre três vídeos ao mesmo tempo. Eu leio os livros, planejo e quando chega a semana da gravação eu escrevo em um dia, reviso em outro, gravo no terceiro dia e edito tudo no quarto. Passo uma semana empenhado na tarefa para, assim, ficar três semanas “descansando”. Como só lanço vídeos na segunda-feira, uma semana de trabalho me rende três semanas de vídeos. São semanas que uso para leitura. É claro que você pode alternar entre eles durante os projetos. Você deve escolher estrategicamente um dos três animais. Se quer escrever um livro, mas ainda não tem nada, comece como vaca, fazendo um pouco por dia. Já tem conteúdo suficiente? Planeje tirar uma semana ou um mês para atacar o projeto como leão. Deixe o rinoceronte descansando… só para quando for realmente necessário. É isso pessoal. Inscreva-se no canal e comece a pensar dessa forma. Aplique essa técnica nos vários aspectos da sua vida. Tenho certeza que com ela você vai conseguir realizar muito mais. Vaca, leão ou rinoceronte? Um abraço, boa sorte e até a próxima! Valeu.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page