top of page

20 livros [FORA DA CURVA] para 2020




1. Story Genius https://amzn.to/306oiwM

No livro Story Genius, Cron te leva, passo-a-passo, pela criação de uma história. Desde o primeiro deslumbre da ideia, até uma completa e cheia de camadas primeira versão, incluindo aí cenas totalmente completas, que vai evoluir em autoridade, riqueza de detalhes até a sexta ou sétima revisão.


2. Write. Publish. Repeat. https://amzn.to/303iR1M

Em 2013, Johnny B. Truant e Sean Platt publicaram 1,5 milhão de palavras e ganharam a vida, em tempo integral, como autores independentes. Em Write. Publish. Repeat. , Eles dizem exatamente como fizeram: como criaram mais de 15 franquias independentes em seis edições de publicação e mais de 100 obras publicadas, como transformaram sua arte em um negócio lógico e sustentável e como qualquer autor interessado em publicação independente pode fazer o mesmo para construir uma carreira sustentável e lucrativa com a escrita.


3. Sobre a escrita de Stephen King https://amzn.to/2Fvsuge

Longe de ser um manual prático ou teórico sobre a arte de escrever, Sobre a Escrita - A Arte em Memórias é um pouco autobiografia, um pouco confissões e um pouco um resumo de conselhos e boas dicas para escritores iniciantes e iniciados. Ao contrário de todos os livros sobre escrita que li até agora, não é mais um livro com fórmulas, faça-issos e não-faça-aquilos. King bate com força em muitas das ideias preconcebidas e deixa dicas sobre os piores erros que vê em textos de iniciantes e não iniciantes. Conta, ainda, como teve as ideias para alguns de seus livros e, no fim da obra, apresenta uma lista com os melhores livros que havia lido nos três anos que antecederam a conclusão de On Writing.


4. Self-Editing https://amzn.to/2T6IRb3

o livro é leve e objetivo, fornecendo a qualquer escritor técnicas práticas sobre como editar seu trabalho automaticamente. a linguagem é simples e os conselhos honestos. Livro necessário para qualquer escritor que queira a verdade.


5. Como melhorar um texto https://amzn.to/2uy7Xpc

Este livro é direto e rápido. Ele explica o básico que você precisa saber para melhorar seus textos literários. Apesar dele ser um livro pequeno, cada texto é carregado de informações. Recomendo muito a leitura!!


6. Por que Nós Dormimos. A Nova Ciência do Sono e do Sonho https://amzn.to/36Gb50l

Passamos (ou deveríamos passar) um terço das nossas vidas dormindo. Por que a evolução permitiria que um "apagão", que nos tira a possibilidade de procurar comida e fugir de predadores, ocupasse tanto tempo? Porque o sono é essencial e é graças a ele que dominamos bem os outros dois terços da jornada. Matthew Walker é um cientista do sono e defende o bom sono como panaceia: cura e prevenção de inúmeros males que acometem as pessoas. Para provar seus pontos, ele traz dezenas de pesquisas sobre os efeitos do sono na saúde e na doença. Algumas questões abordadas em "Por que nós dormimos?"


7. Growth, Vaclav https://amzn.to/2sS6NED

Smil leva os leitores das invasões bacterianas, através do metabolismo animal, às megacidades e à economia global. Ele analisa o crescimento em sistemas complexos, começando com o crescimento dos micróbios, depois das populações humanas e prosseguindo com o crescimento das cidades.


8. Blueprint, Christakis https://amzn.to/36E6DPM

"Uma síntese erudita da história, filosofia, antropologia, genética, sociologia, economia, epidemiologia, estatística e muito mais" (Frank Bruni, The New York Times), o Blueprint mostra por que a evolução nos colocou em um caminho humano - e como estamos unidos por nossa humanidade comum.


9. The future of Capitalism https://amzn.to/2T8P6uY

Um Livro bem fundamentado e uma visão lúcida do cenário político e macroeconômico mundial, com uma visão bem contemporânea. O autor também destaca propostas para uma economia liberal sustentável e ética, concordando ou não com seu ponto de vista, vale a leitura.


10. I Contain Multitudes: The Microbes Within Us and a Grander View of Life https://amzn.to/35EJn2A

I Contain Multitudes nos permite olhar para esse mundo pela primeira vez, permitindo ver como os micróbios são onipresentes e vitais: eles esculpem nossos órgãos, nos defendem de doenças, quebram nossa comida, educam nosso sistema imunológico, orientam nosso comportamento, bombardeiam nossos genomas com seus genes e nos concedem habilidades incríveis. Embora grande parte da discussão predominante sobre o microbioma tenha se concentrado em suas implicações para a saúde humana, Yong amplia esse foco para todo o reino animal, oferecendo uma visão mais ampla da vida.


11. Minimalismo Digital: Para uma vida profunda em um mundo superficial https://amzn.to/2sSZb4K

Um observação importante é que este livro não prega uma ideia anti tecnológica ou nostálgica, pelo contrário é uma reflexão sobre a atualidade mostrando pros e contras do mundo hiper conectado.

Apesar do livro trazer uma ideia muito nova ele é mais recomendado para aqueles que precisam repensar a forma como usam as mídias digitais e seu telefone, especialmente para estudantes e para todos que trabalham com o conhecimento.


12. A terra longa, Stephen Baxter https://amzn.to/36E7nEy

Partindo de uma ideia interessante, esse livro vai exigir muita imaginação do leitor. Vai precisar lembrar da Teoria das Cordas, m-branas e multiversos quânticos. Como somos todos meros mortais leigos nisso tudo, não vamos nos incomodar. Basta saber que essas teorias existem, física teórica.

Na abertura da trama, o soldado Percy acorda numa clareira ao som do canto dos pássaros. Após a confusão inicial, ele lembra que há muito não ouvia os pássaros, apenas o barulho das armas. Pensou: será que estou morto? Onde estavam os gritos dos soldados e o troar dos canhões?

E então o soldado Percy descobre que tem companhia: uma dúzia de estranhas criaturas à sua volta, calmamente o observando. Pareciam ursos, mas não tinham focinho. Macacos talvez, mas eram mais gordos.

Percy tentou se comunicar: Parlez-vous français?

Nada.


13. Matéria Escura, Blake Crouch https://amzn.to/2T7OpC5

A questão dos múltiplos universos, que a física quântica procura explicar, é um assunto fascinante. Essa é a a abordagem do livro, escrito em linguagem clara e acessível. Como não sou física, não posso dizer onde termina a ciência e começa a ficção, mas o resultado dessa mistura é uma história instigante, bem elaborada, bem escrita e, o que achei mais importante, verossímil. A história convence e nos faz pensar nos infinitos mundos que podem se originar a partir das nossas escolhas, gerando uma ramificação infinita de realidades possíveis.

Para quem, como eu, gosta desse tipo de reflexão, é imperdível!


14. A história do corpo humano: Evolução, saúde e doença https://amzn.to/35CkjcH

Eu gostei do livro. Embora os ensinamentos do autor (professor em Harvard) sejam óbvios – alimentação adequada e combate ao sedentarismo geram melhor saúde e longevidade – ele adota uma abordagem bastante fundamentada cientificamente e com foco na evolução. Achei bem interessante. O livro reforça alguns conceitos e propõe (para mim) novos. O texto tem uma linguagem bem acessível. Creio que vale a leitura!


15. Nóz, Zamiatin https://amzn.to/36FEkQT

Nós, escrito por Iêvgueni Zamiátin, é a distopia original que inspirou desde grandes clássicos do gênero – Admirável Mundo Novo, 1984, Laranja Mecânica e Fahrenheit 451 – até livros mais recentes – Divergente e Jogos Vorazes.

A obra, esgotada há anos no mercado brasileiro volta em uma edição de luxo com texto traduzido direto do russo e duas leituras complementares. A primeira é uma resenha do livro escrita por George Orwell, autor de 1984, originalmente publicada na revista londrina Tribune em 1946. Orwell ressalta a ousadia política de Nós e indica alguns dos incontáveis aspectos em que Zamiátin inspirou Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. Há também uma comovente carta enviada por Zamiátin a Stálin, pedindo para sair da União Soviética, onde todas as suas publicações estavam sofrendo perseguição política.


16. Um cavalheiro em Moscou, Amor Towles https://amzn.to/2t0xxTj

Livro que permaneceu por quase um ano na lista de best-sellers do New York Times , com mais de um milhão de exemplares vendidos, apresenta com humor e leveza um elogio aos valores e tradições deixados para trás pelo avanço da história.


17. As seis lições, Mises https://amzn.to/36H5ZRm

Recomendo esse livro a todas as pessoas independente de sua escolha política, para poder refletir sobre o pensamento liberal e o que se pode obter através do empirismo ao longo desses últimos anos. As análises "Misesianas" sobre o capitalismo são nada mais que "banho frio" após ter o ensino baseado em narrativas da Mainstream (incluindo é claro, o Marxismo). Talvez você não concorde com tudo o que é dito (coisa que é normal, eu também não concordei com as posições dele em relação ao estado), mas deve-se levar uma importante lição (ou reflexão) sobre o que é sempre dito para você. Dessa forma, Mises é um dos poucos autores que consegue em poucas páginas críticas tão boas à tudo que vinha ganhando popularidade na época dessas palestras (intervencionismo, defensores do inflacionismo, Socialismo, etc..), podendo assim, trazer a tona novamente o pensamento liberal.


18. Terra Sonâmbula, Mia Couto https://amzn.to/2scyeZm

Primeiro romance de Mia Couto, Terra Sonâmbula é uma verdadeira aula sobre a velha arte de contar histórias. No Moçambique pós-independência, mergulhado em uma devastadora guerra civil, um velho e um menino empreendem uma viagem recheada de fantasias míticas.


19. A Máquina de fazer espanhóis https://amzn.to/304lCjm

Que leitura prazerosa. Somos convidados a fazer parte da vida de Silva em uma casa de repouso para idosos. Lá ele relata trechos de sua vida e o que o levou aquela situação. Trata-se da relação com a esposa, com os filhos e amigos. Leitura para refletirmos sobre nossa própria existência.

Livro em primeira pessoa, no inicio ate pensei que havia erro de revisão ortográfica, mas por tratar-se de um livro em primeira pessoa, era ele mesmo que os cometia. Porem não torna a leitura um desperdício, pois já no primeiro capitulo você ficará emocionado com a forma que ele relata sua historia.

Um livro que deve entrar no patamar dos grandes livros de sua coleção, assim como entrou na minha.


20. O bem amado. https://amzn.to/39TRLi7

"Não é propriamente um belo homem, mas não se lhe pode negar certa magnetismo pessoal. Demagogo, bem-falante, teatral no mau sentido, sua palavra prende, sua figura impressiona e convence. Veste um terno branco, chapéu-panamá." (pp. 18)

É assim Dias Gomes caracteriza o personagem principal, e diria atemporal da política brasileira, Odorico Paraguaçu: um ser maleável, raso, fino no trato, sagaz na prosa e enraizado na perspectiva que os finalmentes justificam andantes. Peça clássica, divertidíssima e trágica. Uma obra que sempre merece ser (re)visitada de época em época, ou melhor, de eleição a eleição. Sem dúvida, é um verdadeiro tratado informal de interpretação sociológica do Brasil.



33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page