top of page

QUAL O ARQUÉTIPO DA SUA MARCA?

Atualizado: 17 de mai. de 2022



Você já reparou que há certas marcas com as quais você se identifica muito? E que há marcas que são adoradas por outros, mas não por você? Não falo só do produto, mas da empresa em si.


Há algo que faz você se tornar muito mais do que cliente de uma marca, e sim o seu propagador.


Essa conexão se dá no subconsciente, por meio de imagens e histórias, e a ela damos o nome de ARQUÉTIPOS.


Você precisa aprofundar o conhecimento da sua marca.


Marca não é apenas o que as pessoas veem. Ela tem um significado e o significado de uma marca é seu bem mais precioso e insubstituível. O que a sua marca significa para as pessoas é tão importante quanto a sua função - se não mais - porque é o significado que nos diz “isso parece certo” ou “isso é para mim.”


O significado fala para o sentimento ou o lado intuitivo do público; cria uma afinidade emocional, permitindo que os argumentos mais racionais sejam ouvidos.

Os sentimentos evocados pelos arquétipos fazem com que o indivíduo satisfaça sua necessidade e motivação humana básica (como por exemplo: estabilidade, independência, domínio e pertencimento).


O produto serve como uma ponte entre a necessidade e a sua realização.


O que são arquétipos?



Os arquétipos foram melhor estruturados na psicologia por Carl Jung. Ele diz em seu livro Psicologia e religião:


Arquétipos são formas ou imagens de natureza coletiva que ocorrem praticamente em toda a Terra como constituintes de mitos e, ao mesmo tempo, produtos individuais de origem inconsciente.

Para Jung, os arquétipos não são apenas idéias elementares, mas também sentimentos elementares, fantasias elementares, visões elementares.




São 12 os arquétipos:


  • O inocente;

  • O sábio;

  • O explorador;

  • O fora da lei;

  • O mago;

  • O herói;

  • O amante;

  • O cômico;

  • O homem comum;

  • O cuidador;

  • O governador e

  • O criador.

Os 12 arquétipos estão em constante ação dentro de cada pessoa, porém, há momentos e circunstâncias da vida em que um arquétipo é mais proeminente que outro.


IMPORTANTE! As marcas não devem manifestar vários arquétipos, elas devem se posicionar com um arquétipo forte, pois assim vão conseguir agregar valor e realmente satisfazer seus clientes.

Se as empresas cumprem a promessa de significado na mesma medida em que fornecem produtos de qualidade, elas ajudam os clientes de duas maneiras:


  1. Fornecendo um produto ou serviço funcional e

  2. Ajudando as pessoas a experimentarem sentido na vida cotidiana.


Se não o fizerem, não vão conseguir fidelidade à marca.


Para que serve o branding arquetípico?




Ao identificar o arquétipo da sua marca podemos melhorar a comunicação e atingir mais clientes.


Para fazer bem o branding arquetípico, é aconselhável explorar os arquétipos em seus graus mais profundos e humanos, em vez de tratá-los superficialmente como estereótipos sem vida. Enquanto o estereótipo está ligado a uma imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação, o arquétipo está ligado a um sentimento, um desejo, uma vontade.


Vamos usar como exemplo o coach Tony Robbins. Pensemos nele enquanto marca. Qual arquétipo você acha que essa marca representa? Quem prega a transformação de uma coisa em outra é o MAGO. Ele transforma a ineficiência, a impotência e a incapacidade em realização. Quando o arquétipo da sua marca entrega um produto de qualidade, SUCESSO.


O trabalho não para por aí.


Uma vez identificado o arquétipo, é hora de contar a história da sua marca e propagar seus valores. O personagem da sua marca precisa viver no mundo real, mas os personagens só vivem dentro de histórias.


É aqui que estabeleço meu ofício, pois a melhor forma de contar uma história é por meio de técnicas de escrita e de roteiro.


Tenho um novo serviço aqui no site que se chama COMUNICAÇÃO COM ESTRATÉGIA. Em apenas dois encontros, estabelecemos o arquétipo e subarquétipo da sua marca, desenvolvemos um projeto e conseguimos ter um novo material para você desenvolver um conteúdo já com uma comunicação eficiente. Clique aqui para saber mais.


Para começar, sugiro:


  1. Assista aos três vídeos no YouTube, para ter uma visão geral do universo dos arquétipos;

  2. Leia o livro O HERÓI E O FORA DA LEI - Compre direto pela editora com 20% de desconto aqui: https://www.grupopensamento.com.br/produto/o-heroi-e-o-fora-da-lei-5093 - Utilize o cupom LEV20 na finalização da sua compra on-line.

  3. Baixe o material gratuito para você descobrir o arquétipo da sua marca


Muito obrigado e até a próxima!

760 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page