Muitas pessoas confundem SEM DEPENDER DA SORTE com SEM TER QUE TRABALHAR.
Veja, quando você não depende da sorte para ficar rico... só existe uma forma: MUITO TRABALHO.
Mas então qual é o grande lance desse conteúdo?
O conceito de riqueza;
O conceito de dinheiro;
A importância de um ativo digital;
A importância de uma alavanca.
O conteúdo é pequeno. São apenas 39 frases curtas. Mas o pequeno não significa raso. Para você digerir o que Naval Ravikant faz sugiro o seguinte:
Assista ao vídeo que está no canal do YouTube, clicando aqui ou na imagem acima.
Baixe o material gratuito em PDF, onde se encontram as 39 frases traduzidas para o português.
Ouça o PODCAST. Lá detalho cada ponto do artigo.
Por enquanto, fique com o conhecimento da primeira frase.
Procure riqueza, não dinheiro ou status. Riqueza é ter ativos que ganham enquanto você dorme. Dinheiro é como transferimos tempo e riqueza. Status é o seu lugar na hierarquia social.
O primeiro ponto que temos que entender é o conceito de RIQUEZA, DINHEIRO E STATUS. Riqueza tem o sentido de prosperidade, fartura. Dinheiro é um meio de se realizar a troca de créditos sociais, a logística disso. Status é como você se compara a outros dentro de um padrão estabelecido pela sociedade. “Dinheiro é como transferimos tempo e riqueza”. Ao resolver um problema, sanar uma dor, trazer luz a uma matéria obscura ou simplesmente criar algo belo a sociedade fica em débito com você. Esse débito social será sanado através, por exemplo, do dinheiro. “Riqueza é ter ativos que ganham enquanto você dorme”. Ativo é um bem que vai continuar gerando riqueza para você, mesmo quando você não está lá. O que mais conhecemos como ativos são as ações compradas na Bolsa de Valores. Mas ações são apenas uma pequena parte do que podem ser os ativos. Uma empresa, com funcionários e maquinário, que gera produtos sem você precisar estar lá todos os dias, é um ativo. Não é o ativo preferido do autor, mas é um ativo. Naval advoga muito pela tecnologia. Usar a tecnologia para gerar ativos. O interessante agora é também pensar no tempo. Quando você aluga o seu tempo, você não consegue escalar a sua riqueza. Por exemplo, se você for contratado para fazer uma obra, você só vai ganhar enquanto estiver trabalhando efetivamente nessa obra. Quando a obra for lançada, por você não ter mais participação nela, não estará mais gerando riqueza. E o tempo, o nosso tempo, é realmente o que temos de mais valioso. Por isso Naval vai, inúmeras vezes, insistir para trabalharmos para nós mesmos, não para os outros.
Comments