top of page

COMO FICAR RICO (SEM DEPENDER DA SORTE) - Tweetstorm de Naval Ravikant.



Muitas pessoas confundem SEM DEPENDER DA SORTE com SEM TER QUE TRABALHAR.


Veja, quando você não depende da sorte para ficar rico... só existe uma forma: MUITO TRABALHO.


Mas então qual é o grande lance desse conteúdo?


  1. O conceito de riqueza;

  2. O conceito de dinheiro;

  3. A importância de um ativo digital;

  4. A importância de uma alavanca.


O conteúdo é pequeno. São apenas 39 frases curtas. Mas o pequeno não significa raso. Para você digerir o que Naval Ravikant faz sugiro o seguinte:



Por enquanto, fique com o conhecimento da primeira frase.


Procure riqueza, não dinheiro ou status. Riqueza é ter ativos que ganham enquanto você dorme. Dinheiro é como transferimos tempo e riqueza. Status é o seu lugar na hierarquia social.

O primeiro ponto que temos que entender é o conceito de RIQUEZA, DINHEIRO E STATUS. Riqueza tem o sentido de prosperidade, fartura. Dinheiro é um meio de se realizar a troca de créditos sociais, a logística disso. Status é como você se compara a outros dentro de um padrão estabelecido pela sociedade. “Dinheiro é como transferimos tempo e riqueza”. Ao resolver um problema, sanar uma dor, trazer luz a uma matéria obscura ou simplesmente criar algo belo a sociedade fica em débito com você. Esse débito social será sanado através, por exemplo, do dinheiro. “Riqueza é ter ativos que ganham enquanto você dorme”. Ativo é um bem que vai continuar gerando riqueza para você, mesmo quando você não está lá. O que mais conhecemos como ativos são as ações compradas na Bolsa de Valores. Mas ações são apenas uma pequena parte do que podem ser os ativos. Uma empresa, com funcionários e maquinário, que gera produtos sem você precisar estar lá todos os dias, é um ativo. Não é o ativo preferido do autor, mas é um ativo. Naval advoga muito pela tecnologia. Usar a tecnologia para gerar ativos. O interessante agora é também pensar no tempo. Quando você aluga o seu tempo, você não consegue escalar a sua riqueza. Por exemplo, se você for contratado para fazer uma obra, você só vai ganhar enquanto estiver trabalhando efetivamente nessa obra. Quando a obra for lançada, por você não ter mais participação nela, não estará mais gerando riqueza. E o tempo, o nosso tempo, é realmente o que temos de mais valioso. Por isso Naval vai, inúmeras vezes, insistir para trabalharmos para nós mesmos, não para os outros.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page