top of page

O PORCO FILÓSOFO

Atualizado: 20 de dez. de 2019



Olá, pessoal! Bem-vindos ao nosso canal de leitura, escrita e comunicação, LER É VERBO. Este artigo também está em vídeo no nosso YOUTUBE e em formato de podcast!

Hoje vamos falar de um livro bem antigo, mas que me marcou profundamente: O PORCO FILÓSOFO. E descobri várias coisas legais sobre o autor! Vamos lá!


O PORCO FILÓSOFO foi publicado em 2006 aqui no Brasil pela editora Relume Dumará. O autor deste livro é o filósofo inglês JULIAN BAGGINI. O livro é bem simples. São 100 experimentos filosóficos, ou melhor, 100 pequenos artigos que desafiam profundamente o nosso bom senso. É um convite ao pensamento, sem certo ou errado. Questões morais que desafiam nossa ética e nos fazem pensar muito. São 100 "problemas" que temos que usar a filosofia para resolver. Mesmo não sabendo nada de filosofia, os problemas são bem práticos e nos fazem pensar.


Por que esse livro me marcou? Eu penso nele em vários momentos da vida. É impressionante como os questionamentos do livro aparecem "do nada" em várias situações da vida. Esses dias estava conversando com meu irmão e me surgiu na mente um artigo de lá. É uma questão sobre suicídio, mas posta de uma maneira completamente não usual. Por exemplo, o artigo falava assim: "inventaram uma máquina de teletransporte. Você pode ir à Marte rapidamente. Basta entrar na máquina aqui na terra que todas suas informações são copiadas e uma cópia sua é recriada lá em marte. Bom, uma vez que a cópia estiver pronta e for tudo bem sucedido, você aqui na terra tem que morrer, pois não pode ter dois de você." Beleza. Simples né? Só que você começa a pensar um pouco. Peraí... toda vez que for fazer isso, vou ter que morrer. Para o cara que foi copiado lá em Marte, beleza, mas e para você aqui na terra. Tipo, agora minha vida acabou e vai continuar lá. Porque não é você lá, é uma cópia sua lá... deu pra sacar?


E descobri ainda que o autor tem muitos livros legais! Inclusive um que já havia lido, mas não sabia que era dele Para Que Serve Tudo Isso? A Filosofia e o Sentido Da Vida, De Platão A Monty Python https://amzn.to/2DEf68Y

É um livro que vem diretamente, como um míssel teleguiado, nas questões que mais nos angustiam: Por que estamos aqui, qual o sentido da vida, pra que serve tudo isso?

E também descobri outros dois livros dele que acabaram de sair, mas ainda não temos tradução para o português:


Uma breve história da verdade. Alívios para um mundo pós verdade. 

Short History of Truth: Consolations for a Post-Truth World


Como o mundo pensa: A história global da filosofia.

How the World Thinks: A Global History of Philosophy


E o mais legal é que descobri também um novo PORCO FILÓSOFO! Com 100 novos experimentos! Esse se chama O PATO QUE GANHOU A LOTERIA: 100 novos experimentos para o filósofo de cadeira.

The Duck That Won the Lottery: 100 New Experiments for the Armchair Philosopher 


Muito legal, né? E você? Já leu algum livro do autor? Interessa-te por filosofia?

Deixe aqui nos comentários seus pensamentos!

E inscreva-se em nosso canal do Youtube e escute nossos podcasts!

Entre em contato comigo pelo https://www.instagram.com/fredmuito

--

E agora você também pode OUVIR os vídeos no podcast LER É VERBO! Só procurar no seu tocador de podcast favorito!

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page