top of page

Foco.

Atualizado: 20 de dez. de 2019





O que é foco para você? Para mim foco é ambição. É aspiração relativamente ao futuro. É o desejo ardente de alcançar um objetivo. O antônimo de foco é indiferença e desinteresse.


Queridos bibliófilos e queridas bibliófilas! Bem vindas a mais um episódio de LER É VERBO, o nosso canal de livros e escrita. Antes de começarmos, gostaria de dizer que este episódio também está em formato de podcast. Você pode achar o conteúdo ao procurar LER É VERBO no seu tocador preferido. Inclusive nosso Podcast entra em uma nova fase. Além do que vocês estão ouvindo aqui no YouTube, lá cada episódio tem muito mais conteúdo Gostaria também de pedir pra você se inscrever no canal, pois dessa forma você não perde nenhuma atualização.


Foco. Foco pode ser largo e raso, mas também pode ser estreito e profundo. Explico.


Você olha uma árvore e vê suas frutas. Qual delas você quer? É possível pegar todas de uma só vez? Não. Então qual escolher? Umas são mais doces, outras maiores. Umas estão no alto, outras embaixo. Algumas precisam de tempo para amadurecer, outras já estão ao chão. Para que possa desfrutar de algo é necessário foco.


MAS, e aqui um mas bem grande, olhar para a árvore é também focalizar. Tudo bem não saber qual fruta escolher, pois aqui o foco é largo e raso, como disse, momento ideal para enxergar novas possibilidades, sonhar e planejar.


Contudo, é também foco o estreitamento da visão. A convergência de energia. É escolher a fruta e, uma vez escolhida, deixar de lado o que não interessa, não porque não seja interessante, mas porque, naquele momento, o foco deve ser estreito e profundo. O foco estreito traz a conquista, foco largo traz a escolha. O que não existe é o raso e profundo ou o largo e estreito.


As ideias nascem dos sonhos e é muito bom sonhar. Admirar a árvore é sempre uma sensação boa. É muito bom imaginar a fruta na mão, o doce da mordida... mas só sonhar não mata a fome e realizar exige tempo e esforço, requer músculo. A vontade é um músculo treinável como qualquer outro. E aqui proponho uma diferente forma de pensar. No momento da realização a convergência da energia deve estar na vontade de pegar a fruta e não na fruta. O sonho faz parte do foco amplo e ele vai alimentar seu foco específico, e assim, a sua vontade. Se sua fome não for suficiente para alimentar sua vontade, seu foco vai se perder, o que não é desejável, pois o desfoque traz consigo a abnegação.


Quem trabalha com criatividade sofre, não com a ausência de foco, mas em não perceber que o foco não deve ser amplo, no momento da realização e nem estreito na busca pelas ideias. A realização requer que a energia esteja colimada na vontade verdadeira de realizar o seu sonho... senão, no meio do caminho, você vai desistir e voltar a olhar a árvore.


Pessoal, por hoje é só. Lembre-se de curtir o vídeo e se inscrever no canal! Se quiser ouvir mais sobre FOCO vá até o PODCAST Ler é Verbo, lá eu vou conversar com você sobre essa ideia e ampliar o entendimento do texto. Até a próxima, um abraço e boa sorte.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page