top of page

A vida dessa pessoa nunca mais será a mesma



Como sabemos, a história e a trama são duas coisas completamente diferentes. Primeiro você tem que ter uma história e a história nasce de uma pessoa somente: o seu protagonista. Quem é a pessoa que terá a vida completamente mudada?


Querido escritores, queridas escritoras! Bem-vindos ao canal LER É VERBO, o seu canal de livros e escrita. Estamos no meio de uma série chamada ESCREVER COM ALMA. Ela foi baseada em um livro chamado STORY GENIUS.


Hoje vamos falar sobre o protagonista e sua importância em uma história.


O protagonista é a fonte de onde tudo brota. A história será criada para servir ao seu propósito. O poder da história depende de quão profundo você consegue cavar a vida do protagonista. Neste vídeo teremos exercícios práticos para abordar esse tema.


Como vimos nos vídeos anteriores, é um erro muito comum achar que a história são as coisas que acontecem nela. História é sobre uma mudança interna que vai ocorrer a alguém devido a determinados fatos externos. Mas por que é necessário escolher uma pessoa para ser o protagonista?


Porque você tem que imaginar que o protagonista é como se fosse o avatar do leitor. Sabe a quele filme Avatar? Que o cara entra naquele mundo por meio de um corpo alienígena? É a mesma coisa. O leitor vai entrar na sua história por um ponto de vista, pelo personagem principal. Tudo o que você apresenta a este personagem, e como ele reage, está diretamente relacionada a própria experiência do leitor.


Então evento somente por evento, não significa nada. Porque o evento deve significar algo para alguém. Lembre-se, quando lemos, ou assistimos a um filme, não estamos passivamente vendo eventos acontecer a alguém, nós estamos de fato vivendo a história, a história, em um certo nível neural, está, de fato, acontecendo com a gente.


Sem um personagem principal, o leitor não tem como estar na história. Apesar de saber O QUE está acontecendo, não temos a menor noção de PORQUE isso importa.


Por isso é importante saber quem é o seu protagonista antes mesmo de saber o que a trama reserva para ele. E não estamos aqui para buscar um pessoa geral, um qualquer um, um João-ninguém, queremos algo específico. Alguém que o passado vai importar muito desde o primeiro momento em que ele aparecer nas páginas do seu livro.


Então a pergunta não deve ser: o que vai acontecer com o meu protagonista, mas sim quem é o meu protagonista e porque isso que aconteceu com ele importa. Por isso é importante buscarmos um passado para nosso personagem principal, pois se a história vai trazer uma mudança em sua vida, vai mudar de onde para onde?


Beleza, mas você pode perguntar, e se a minha história tiver mais de um protagonista? Tipo Game of Thrones?


Você já viu o tamanho dos livros do Game of Thrones, né? Você vai precisar de muito material e tempo para conseguir realmente desenvolver seus protagonistas. Mas mesmo em romances épicos, existem os personagens principais e os personagens secundários. Quem são os personagens alfa da sua história? Aqueles que realmente tem toda a atenção e levam a história para frente? Por exemplo, Senhor dos Anéis. Muitos personagens, vários principais e outros vários secundários… mas existe um personagem ali que se morrer, acabou a história. Frodo. Ele é o cara que tudo o que acontece na história vai impactar diretamente a nossa experiência. Todos os fatos da trama, direta e indiretamente, influenciam a história dele. Quem é o seu protagonista principal?


Beleza, agora chegou a hora de desenharmos o nosso protagonista. Pegue seu papel e lápis, pois vamos começar.


No vídeo passado fizemos o nosso E SE. Armado com essa informação, feche os olhos e pense no seu protagonista. Você consegue ver esse personagem? O objetivo é visualizar o seu protagonista no dia anterior ao começo da sua história. Você deve saber onde ele estava, o que estava fazendo, sentindo e pensando antes da sua trama começar.


O seu objetivo agora é escrever um parágrafo ou dois que mostrem como era a vida do seu protagonista, seus sonhos e objetivos, antes da sua trama começar. Visualizar o dia anterior de vida do seu personagem é importante para saber como ele chegou até ali. Então lembre-se de responder estas perguntas: quem é o seu personagem por dentro? Em que ele acredita? O que ele quer? O que espera da vida?

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page