top of page

POR QUÊ?



Então se tudo deu certo, se você já assistiu aos outros vídeos aqui do canal, você tem um poderoso E SE para o início da sua história, alguém, um protagonista que estará prestes a ter sua vida para sempre alterada e a próxima etapa é justamente o PORQUÊ. Por que este conflito inevitável que se aproxima é importante para o seu protagonista?


Queridos escritores e queridas escritores, sejam bem-vindos ao seu canal de livros e escrita. Estamos caminhando com a série ESCREVER COM ALMA e hoje vamos dar um passo fundamental em direção a nossa tão sonhada história.



Agora vamos falar do passado. Sim, porque o passado é a lente que nós usamos para validar e dar significado ao presente. E o protagonista da sua história não é um ator contratado para atuar em uma história que ele já conhece. Na verdade, o protagonista está prestes a acordar em mais um dia normal, onde o seu planejamento seguirá conforme seus planos… só que não. O nosso trabalho enquanto escritor é garantir que vamos quebrar as expectativas do nosso protagonista, porque é isso que importa na história, como ele vai lidar com essa situação.


Mas antes de quebrar todos os planos do seu personagem, você tem que saber primeiro quais eram esses planos e, mais importante, o porque, por que esses planos importavam tanto para ele.


Mas por que o porquê?


O cérebro humano é uma máquina de buscar significado e fazer associações. Nós realmente tentamos entender o que está acontecendo, pois entender o porque nos possibilita mudar nossa percepção da realidade. Já percebeu que ficar perguntando repetidas vezes “por quê?” É uma das ferramentas mais compactas e eficientes para se entender a realidade?


Isso porque nossas ações tem consequências futuras. Às vezes essas consequências são imediatas, outras vezes elas vão criando raízes e seus efeitos aparecem no futuro. Por isso saber o passado do seu protagonista importa para saber quais eventos estão caindo sobre ele agora.


Então o que NÃO deve ser feito? Primeiro, não se deve escrever uma biografia completa e detalhada do personagem, porque isso pode ter uma ação tão paralisante quanto não ter nenhuma informação. E segundo, você pode ficar tentado a colocar informação que não tem absolutamente nada a ver com a história que será contada. E terceiro porque a biografia fica recheada de o quês. De eventos e fatos externos que nada tem a ver com o INTERNO por quê.


Beleza, então o que deve ser feito? Temos que isolar e identificar a luta interna do nosso protagonista. Como? Tendo em mente as questões: o que seu protagonista quer, ou seja, o que ele deseja, e qual a crença que impede ele de conseguir isso, ou seja, seu medo. Dessa pequena informação que o porquê do seu protagonista vai aparecer. É da luta, dos desejos não atendidos, das frustrações.


Agora é a sua vez. Primeiro, você vai escrever um parágrafo curto sobre o que, exatamente, faz o seu protagonista feliz. No começo do livro, mesmo que ele pense que não pode obter isso, o que o seu protagonista mais quer na vida?


Segundo, Por que o seu protagonista quer isso? Em seguida responda o que conseguir isso significa para seu protagonista?


Essa resposta, o porque ele quer o que ele quer é o que vai despertar a curiosidade de quem lê. Isso porque somos extremamente curiosos sobre o que as coisas significam para as outras pessoas. Apesar de fazermos de tudo para não mostrar aos outros o que queremos e sobre o que sofremos, história é sobre desejos e sofrimentos. É sobre tudo aquilo que mantemos em segredo.


Terceiro, agora que você sabe o que o seu protagonista quer e porque isso importa para ele, a pergunta é: o que o impede de ter isso? Por que ele não simplesmente vai lá e faz?


O que está impedindo seu protagonista de alcançar o que ele quer é uma descrença que ele carrega há muitos anos. E como seu protagonista vai superar essa descrença é basicamente sobre o que deve ser a sua história.


Então tente definir a crença do seu protagonista, o mais concisamente possível, escreva o que ele quer e qual é o medo que o está impedindo de alcançá-lo. Uma pergunta que pode ajudar é: Dada sua descrença, o que ele acha que seria a pior coisa que poderia acontecer? Tente imaginar. Passe algum tempo explorando. Pode levar várias páginas para se encontrar o ouro - mas não se preocupe. Vá fundo, porque você vai capturar o conflito que vai conduzir todo o seu romance.


É isso pessoal, inscreva-se aqui no canal, pois te muita novidade legal vindo por aí. E para mais material sobre escrita, acesse o site lereverbo.com


Um grande abraço, boa sorte e até a próxima! Valeu!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page